quinta-feira, 18 de abril de 2013

Tráfico de pessoas: um retrocesso social.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

   Com base na gravura, na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo--argumentativo em norma culta escrita da Língua Portuguesa sobre o seguinte tema: Tráfico de pessoas: um retrocesso social.
   Selecione, organize e relacione, de forma coesa e coerente, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista com proposta social que respeite os direitos humanos.

     O tráfico de pessoas é uma forma moderna de escravidão. As vítimas, geralmente, são mulheres, crianças e adolescentes aliciados no mundo todo, ou para exploração sexual ou para mão-de-obra escrava. Segundo as estimativas globais da ONU, mais de 2 milhões de pessoas são vítimas do tráfico humano a cada ano.                                                                                            
 

Governo identifica 475 vítimas de tráfico de pessoas

Considerado um crime invisível, difícil de ser comprovado e com punições ainda tímidas, o tráfico internacional de pessoas foi elencado agora como prioridade a ser combatida pelo governo federal. O diagnóstico parcial não é animador: o Brasil tem uma legislação atrasada, que não tipifica o sequestro de pessoas para tráfico de órgãos, por exemplo. Além disso, as vítimas traficadas têm vergonha ou dificuldade de denunciar a situação e não há profissionais treinados para lidar com o problema. “É um crime que tem de ser mostrado. As coisas estavam embaixo do tapete”, resumiu nesta terça-feira a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci.
Das 475 vítimas identificadas pela diplomacia brasileira entre 2005 e 2011, 377 sofriam exploração sexual, enquanto 135 haviam sido traficadas para trabalho escravo. Por meio do Suriname, os traficantes, de acordo com o governo, traçam uma rota de envio de brasileiros para a Holanda. No país sul-americano foi detectada a maior incidência de vítimas: 133. Suíça (127 casos), Espanha (104) e a própria Holanda (71 casos) completam a lista de nações que mais receberam vítimas do tráfico de pessoas. As punições, no entanto, ainda são baixas. No mesmo período, houve registro de apenas 158 prisões.
“O tráfico internacional de pessoas é um crime muito difícil de ser combatido. É tido como um crime subterrâneo. As pessoas não percebem o que está acontecendo, e as vítimas geralmente não denunciam, ou porque têm medo, ou porque têm vergonha”, afirmou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao lançar o II Plano de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Legislação – De acordo com o Ministério da Justiça, a baixa quantidade de presos pelo crime de tráfico internacional de pessoas é resultado da dificuldade de reunir provas contra os aliciadores e de uma legislação retrógrada, que prevê o tráfico de pessoas apenas para fins sexuais – e não delimita outras modalidades, como o tráfico para a remoção de órgãos ou para trabalho escravo.
No Congresso Nacional, as bancadas governistas vão agora trabalhar para a aprovação de projetos considerados prioritários para que o crime de tráfico de pessoas possa ser combatido com mais eficiência. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), serão procurados para que coloquem em pauta a atualização da lei sobre tráfico de pessoas, prevendo penalidades também quando se tratar de trabalho escravo, e o projeto que determina a perda de bens dos envolvidos no tráfico, com reversão dos recursos para atendimento às vítimas. O governo também espera aprovar sanções administrativas a empresas que comprovadamente tenham atuado no tráfico de seres humanos.

Perfil – As aliciadoras e recrutadoras de pessoas, seja para mão-de-obra escrava, seja para fins sexuais ou tráfico de órgãos, são em sua maioria mulheres (55%), embora a maior parte dos presos por atividades ligadas ao tráfico de pessoas sejam homens. Dos 514 inquéritos instaurados pela Polícia Federal em 2005 e 2011, 157 eram relacionados ao tráfico internacional de pessoas, 13 ao tráfico interno de brasileiros e 344 ao trabalho escravo.
Atualmente, ligações gratuitas para o número 180 recebem denúncias de mulheres em situação de vulnerabilidade e de vítimas de tráfico. No ano passado, por meio do Ligue 180, foi possível receber uma denúncia de vítima traficada em Portugal e outra na Espanha. Além de atender à demanda nacional, o governo espera ampliar o serviço para receber denúncias do exterior.
“Queremos garantir telefonema gratuito de qualquer país e só a partir daí podemos acionar o Ministério da Justiça e a Polícia Federal para que se inicie o processo de identificação dos traficantes e a prisão como consequência”, afirmou a ministra Eleonora Menicucci.
                                                   

 Fonte: Revista Veja
Edição 2309 -  26/02/2013 - 13:50 – textos adaptados e acessados em 18/04/2013.

74 comentários:

  1. O tráfico de pessoas é uma forma de escravidão. A maioria das vítimas é composta por mulheres, crianças e adolescentes que são aliciadas para exploração sexual ou mão-de-obra escrava.

    Apontado como uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo, o tráfico de pessoas faz cerca de 2.5 milhões de vítimas, movimentando aproximadamente 32 bilhões de dólares por ano, segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

    Paulo César - 34 - 2A

    ResponderExcluir
  2. O tráfico humano é um crime que a pouco tempo atrás era quase que por total desconhecido; mas hoje com a atividade da mídia e a facilidade nos meios de comunicação, torna-se mais fácil reconhecer e combatê-lo.
    Com toda a burocracia envolvida em alguns países, é um dos crimes que se torna mais fácil para ser executado e mais difícil para que a justiça do país de origem da vítima ou do traficante possa trabalhar.
    Não há meio de que se possa combater esse mal fora o Brasil melhorar cada vez mais sua relação com o exterior.
    Ana maria Fausto brandt Nº3 2ºC

    ResponderExcluir
  3. O tráfico de pessoas representa a escravidão de nossa época, segundo a ONU, cerca de 2 bilhóes de pessoas são vítimas do tráfico humano, isso nos revela a violência de um modelo econômico de desenvolvimento que em nome do lucro, considera tudo mercadoria. Mundialmente, o tráfico humano de pessoas movimenta grandes quantidades de dinheiro, junto com o tráfico de armas e drogas, um dos três negócios ilícitos mais rentáveis. As principais vítimas pertencem ao grupo mais vulnerável e discriminados: mulheres, crianças e adolescentes.
    Mas não pode-se falar em combate ao tráfico de pessoas sem falar de combate a pobreza e a desigualdade socioeconomica que existe no mundo. Mas para isso acontecer, o governo tem que fazer sua parte e implantar programas que alertem a população de que esse crime existe e que a qualquer momento pode ter um aliciador do seu lado, apenas esperando uma oportunidade.
    Sabrina kressin Nº:37 Série: 2ºA;

    ResponderExcluir
  4. Aluna: Carolina Menezes. Nº 05. 2º ano C.

    Tráfico de pessoas

    O tráfico de pessoas é um crime constado recentemente a níveis nacionais e internacionais. Apesar de pouca penalidade prevista é denominado de “invisível”, pois são raros os casos descobertos e os aliciadores e recrutadores de pessoas, no caso 55% sendo mulheres, serem indiciados e presos. Ainda assim o tráfico de pessoas pode ser por trabalho escravo, exploração sexual ou (e) tráfico de órgãos, onde as vítimas geralmente mulheres, crianças e adolescentes vivem caladas e oprimidas não havendo grande possibilidade de registros de denúncias, dificultando o trabalho policial e mantendo muitas destas vítimas em um cárcere privado por longos tempos, até morrerem ou serem mortas.

    ResponderExcluir
  5. Laila Dutra da Rocha, nº28 2ºC

    Esqueleto do Texto:

    P.V.: Favorável à aplicação de leis mais severas para quem pratica o tráfico de seres humanos

    3A.: - Como ocorre e finalidades do tráfico humano;
    - Causas e consequências;
    - Casos recentes de tráfico de pessoas.

    S.P.: Fiscalização mais eficiente e maior divulgação para a população em geral

    ResponderExcluir
  6. Luís Henrique Tiegs, nº33, 2ºEM C
    É um crime terrível, muito mais que hediondo, ele fere a dignidade da sua vítima, tornando-a completamente indefesa, em um local distante sem contato para então se libertar. Deve ser combatido à altura e punido severamente, para isso é necessária uma mudança constitucional e conscientização global sobre o problema. É um crime que só ocorre internacionalmente, assim sua identificação pode ocorrer com mais facilidade na burocracia e no cuidado que há em barreiras alfandegárias.

    ResponderExcluir
  7. Felipe Proença Nº 9 - 2ºC5 de maio de 2013 às 19:12

    O tráfico humano ocorre por sequestro ou ludibriamento (quando alguém o convence à fazer algo, levando-o para o exterior). Nesse último caso, o aliciador, na maioria por mulheres, não aparenta que irá lhe fazer mal, e logo, convence a vítima à viajar. A maior incidência está na Europa, com aumento no índice de exploração sexual e roubo de órgãos nos últimos anos.

    Se o povo, principalmente os mais ignorantes, fossem instruídos às não aceitarem empego ou promessas de qualquer um sem uma referência, os casos no Brasil iriam cair (juntamente com investigações criminais).

    "Mais de dois terços foram usados na prostituição, os demais explorados como mão-de-obra, forçados a mendigar e a cometer atos criminosos, ou mesmo tiveram seus órgãos retirados. A maior parte dos traficados (61%) veio de países da UE, sobretudo da Romênia e da Bulgária, seguidos pela África e América do Sul."

    fonte: http://www.dw.de/aumenta-n%C3%BAmero-de-v%C3%ADtimas-de-tr%C3%A1fico-humano-na-europa/a-16743114 , acessado ás 19:05, de 05/05/2013

    ResponderExcluir
  8. Gabriel Anderson Waltrick Nº 12
    2ªC EM
    TEXTO:
    Tráficos de pessoas, tráfico de seres humanos ou, simplesmente TSH é um tipo de tráfico com o objetivo de transferir pessoas de um lugar a outro, dentro do país ou não. Pode acontecer tanto legal, como ilegalmente. Atualmente no Brasil, o tráfico de pessoas é maior fonte de renda com tráficos, Superando o tráfico de drogas e do tráfico de armas movimentando, aproximadamente, 32 bilhões de dólares por ano, segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) [carece de fontes].
    A definição aceita internacionalmente para tráfico de pessoas encontra-se no Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em especial de Mulheres e Crianças (Palermo, 2000), instrumento já ratificado pelo governo brasileiro. Segundo o referido Protocolo, a expressão tráfico de pessoas significa:
    “O recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração.”
    Na maioria das vezes mulheres e crianças, são levadas para fora do país, onde são prostituídas, violentadas e vendidas por preços altos.A face mais visível do problema é o turismo sexual e o embarque de mulheres dos países de origem para os países receptores em busca de oportunidades de trabalho em casas noturnas e boates.E também, a venda de órgãos, adoção ilegal, pornografia infantil,às formas ilegais de imigração com vistas à exploração do trabalho em condições análogas à escravidão, ao contrabando de mercadorias.

    Argumento:
    O Tráfico de pessoas é um negócio muito lucrativo e com isso cada vez mais aumenta o número de pessoas traficadas para fora de seu país, principalmente mulheres que na maioria são prostitutas.
    O pior é que quem é traficado não pode fazer nada para se defender ou tomar alguma atitude, por não terem ninguém por perto. Um grande exemplo que podemos observar é na novela "Salve Jorge", que varias mulheres são enganadas, achando que irão trabalhar no exterior, mas na verdade virão prostitutas forçadamente por não terem como se defender.

    ResponderExcluir
  9. Frank, número 11, 2o C

    O tráfico de pessoas é um problema sério atualmente. Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime(UNODC), ele supera o tráfico de drogas e de armas, movimentando cerca de 32 bilhões de dólares por ano. Na maior parte dos casos, o tráfico de pessoas ocorre com mulheres, geralmente para exploração sexual, mão de obra escrava ou até venda de órgãos.

    Link: http://traficodepessoas.org/site/2013/04/21/trafico-de-pessoas-violacao-de-direitos-e-ameaca-a-vida-e-dignidade-humana/

    ResponderExcluir
  10. Guilherme Inã Ferreira n˚17 2˚C

    http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1254818

    O tráfico de pessoas se favorece da ignorância das pessoas e se prolifera em áreas mais pobres, onde o desejo de ascenção e a ignorância favorecem essa forma de escravidão moderna. Uma difícil realidade pode levar a prostituição, deixando os praticantes dessa profissão mais vulneráveis a aliciadores/traficantes de pessoas.

    ResponderExcluir
  11. Gustavo Luiz Reis Pontes 2ºC
    Tráfico de pessoas:
    Um dos fatores que prejudicam o o progresso social é o tráfico de pessoas. De acordo com o índice, a maior parte desse trafico seria a exploração sexual e outra parte seria o trabalho escravo.
    No congresso nacional, já é discutido sobre os governantes soluções ou projetos para amenizar/diminuir o índice.
    A mulher é a maior vitima no caso da exploração sexual, e consequentemente, quem mais tem ligação com o trafico são os homens. No caso do trabalho escravo, são levados e obrigados a trabalhar ganhando muito pouco em troca do serviço prestado.
    Pode se concluir que os governantes tem a missão de ajudar essas pessoas, passando confiança(para que não escondam "embaixo do tapete") e aprovando projetos dignos do bem estar social.

    ResponderExcluir
  12. HENRIQUE FERNANDES DIAS N- 20 2EMC
    o trafico de pessoas cresce a cada dia,se tornando um questão global,envolvendo diversos paises .O trafico de pessoas envolve na maioria das vezes mulheres ,sendo exploradas sexualmente,crianças vendidas para pessoas de alta renda,e adolecentes trabalhando como escravos diante de grandes e nomeadas industrias globais.No brasil o numero cresce anualmente ,e somente agora estao tomando medidas severas contra este tipo de crime.Criminos vendem a ideia de mudanca de vida para as vitimas porem ,no fim da historia tude se torna um pesadelo ,que em muitos casos a familia nem sabe do ocorrido.A UNICA FORMA DE DIMINUIRMOS AS TAXAS DESTE TIPO DE TRAFICO E COM A DENUNCIA DAS VITIMAS OU FAMILIARES ,PARA QUE ASSIM O GOVERNO FEDERAL TOME INCIATIVAS E INVESTIGUE MELHOR ESTE PROBLEMA GLOBAL.
    LINKS: http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/o_trafico_de_seres_humanos_hoje.html
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A1fico_de_pessoashttp:
    //www.unodc.org/southerncone/pt/trafico-de-pessoas/index.html

    ResponderExcluir
  13. O tráfico internacional de pessoas para fora do país, é um grave problema. Os números por enquanto são baixos, porém se nada for feito a respeito, este número tende a crescer, pois é algo prático e lucrativo para os traficantes.
    Podemos ter uma base neste tipo de crime, ao assistir a novela das oito, na globo, cujo tema principal é o tráfico humano para o exterior.
    As vítimas não tem nenhum direito, e há muito sofrimento tanto para a família da vítima quanto para ela, então não é algo que possa ser deixado de lado no Brasil.
    É necessário preparar profissionais para realizar o combate a este crime, e assim, de pouco em pouco, diminuir os imensos problemas do Brasil.

    João Vitor Machado
    Número:24
    2ºC

    ResponderExcluir
  14. Brenda Habby, 06 (2ºA)

    O tráfico de seres humanos não é somente um problema brasileiro, mas um fenômeno mundial que tem sido vivenciado por milhões de pessoas de diferentes lugares do mundo. Essas pessoas ficam submetidas a trabalhos forçados para gerar lucros aos grupos de exploradores.
    No Brasil o tráfico de seres humanos se encontra como a terceira maior fonte de renda gerada pelo tráfico. Perdendo somente para o tráfico de armas e drogas. Entre as principais vítimas, estão jovens em situação de grande vulnerabilidade, marcado por diversos problemas sociais, como falta de acesso a educação e condições dignas de sobrevivência. Muitos deles são aliciados, seduzidos pela possibilidade de melhorar as suas condições de vida.
    Tráfico de seres humanos é o ato de transferir, alojar, raptar ou coagir através da força pessoas de uma localidade para outra podendo ser dentro ou fora do país, de maneira legal ou ilegal, voluntariamente ou não. A finalidade é para exploração do trabalho seja a serviço de redes internacionais de exploração sexual, da mão-de-obra escrava ou remoção de órgãos.
    http://www.infojovem.org.br

    ResponderExcluir
  15. Lucas Andrade Telles nº 31 - 2ºC

    O "Trafico de Pessoas" seria basicamente o novo modo que encontraram para disseminar a escravidão. O tráfico humano é algo totalmente desumano de modo que, quem pratica essa metodologia seria mais como uma maquina, pois este seria o famoso "sangue frio". A maioria das pessoas que são "traficadas" são por causa da mão-de-obra barata (que seria mais como a escravidão) e o abuso sexual nas mulheres.
    De acordo com o Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC) esse tipo de tráfico arrecada uma demanda de US$ 7 bilhões a US$ 9 bilhões, ficando atrás somente do tráfico de armas e de drogas.

    ResponderExcluir
  16. NOME: ISADORA N: 21 2 ANO C
    PV: CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS
    3A: O TRÁFICO DE PESSOAS É UMA FORMA MODERNA DE EXPLORAÇÃO TÃO CRUEL QUANTO NOS TEMPOS DOS ESCRAVOS QUE VISA SOMENTE O LUCRO TORNANDO O SER HUMANO UMA MERCADORIA, CARACTERÍSTICA TÍPICA DA SOCIEDADE CAPITALISTA.
    ENTRE AS PRINCIPAIS VÍTIMAS ESTÃO OS JOVENS COM SITUAÇÃO FINANCEIRA OU FAMILIAR INSTÁVEL, QUE SÃO SEDUZIDOS A MELHORAR AS SUAS CONDIÇŌES DE VIDA.
    O TRÁFICO DE PESSOAS É O TERCEIRO MAIS LUCRATIVO, SÓ PERDENDO PARA O TRÁFICO DE DROGAS E CONTRABANDO DE ARMAS.
    SP: PREVENÇÃO ATRAVÉS DE CAMPANHAS E ANÚNCIOS EM MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA COMO A TV E EM ESCOLAS PARA MINIMIZAR A FALTA DE CONHECIMENTO DAS PESSOAS SOBRE O ASSUNTO.

    ResponderExcluir
  17. Comentário sobre o texto link :
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/96072-trafico-de-pessoas.shtml

    O texto aborda a influência da novela Salve Jorge da Rede Globo, motivadora de uma política mais efetiva na apuração e punição ao tráfico de pessoas em nosso país. Salienta que nosso Código Penal prevê punição do tráfico internacional e interno quando o caso é para fins de exploração sexual, mas que a intenção é que seja mais abrangente, incluindo tráfico de órgãos e trabalho escravo, inclusive já tem projeto tramitando no Senado.
    “Em sociedades em que as mulheres, os homossexuais, os travestis e os transexuais não conseguem fazer valer seus direitos humanos, é fácil compreender por que são usados, explorados, descartados e, ao final, responsabilizados por seus trágicos destinos.” Acho que é o mais importante do texto, pois normalmente quando alguém fala do tráfico de mulheres, existe um comentário pejorativo insinuando que estão naquela situação porque merecem, sabiam que iam se prostituir.
    Acredito sinceramente que “é preciso ajudar a população vulnerável a sair das masmorras e das senzalas que ainda persistem.”

    Daniela Diniz n°08
    2° ano C - EM

    ResponderExcluir
  18. Bruno Pamplona Vicente Nº10 turma:2ºB

    Esqueleto do Texto:
    Ponto de Vista: Nao favoravel ao tráfico de pessoas
    Três argumentos:
    - No Brasil o trafico de pessoas se encontra como a terceira maior fonte de renda gerada pelo trafico. Perdendo somente para o trafico de armas e drogas.
    - As principais razoes para que o número total de vitimas ainda seja desconhecido, é o medo que as vitimas sentem de fugir ou denunciar o que esta acontecendo.
    - O trafico de pessoas viola os direitos das pessoas e é muito importante que se desenvolva um trabalho de intervençao para que esse tipo de crime deixe de existir.
    Problematizaçao: trafico ilegal de pessoas
    Soluçao pratica: Para combater o trafico de seres humanos é preciso ter informaçoes precisas, e nao suposiçoes. Nao se deve medir esforços para divulgar esse ato criminoso, já que este é um crime oculto. As pessoas devem estar informadas de que o ministério da justiça criou um serviço telefonico gratuito para denuncias quadrilhas e traficos de pessoas, e a denuncia tambem pode ser efetuada através de um e-mail via internet.

    ResponderExcluir
  19. Juliana Philipps. Nº24 - 2ºB

    O tráfico de pessoas é caracterizado pelo "transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça ou uso da força ou outras formas de coerção, de rapto, de fraude, de engano, do abuso de poder ou de uma posição de vulnerabilidade ou de dar ou receber pagamentos ou benefícios para obter o consentimento para uma pessoa ter controle sobre outra pessoa, para o propósito de exploração".
    Tem como objetivo a exploração, que inclui prostituição, exploração sexual, trabalhos forçados, escravidão, remoção de órgãos e práticas semelhantes.
    É feito através de ameaça ou uso da força, coerção, abdução, fraude, engano, abuso de poder ou de vulnerabilidade, ou pagamentos ou benefícios em troca do controle da vida da vítima.
    Na maioria das vezes mulheres e crianças, são levadas para fora do país, onde são prostituídas, violentadas e vendidas por preços altos.A face mais visível do problema é o turismo sexual e o embarque de mulheres dos países de origem para os países receptores em busca de oportunidades de trabalho em casas noturnas e boates.E também, a venda de órgãos, adoção ilegal, pornografia infantil,às formas ilegais de imigração com vistas à exploração do trabalho em condições análogas à escravidão, ao contrabando de mercadorias.

    ResponderExcluir
  20. Vitor Mees Vicente 42 2ºB

    O tráfico de pessoas está atualmente ganhando mais repercussão pela novela, mas este ato já é realizado há muito tempo.
    Os modos de violência sofridos pelas pessoas são inúmeros. Este crime é muito "silencioso", pois as pessoas envolvidas nem percebem que estão sendo traficadas, o que devemos fazer pra mudar isso é aumentar a fiscalização e deixar a penalização mais dura, além de cada um que souber sobre um caso denunciar sem vergonha.

    ResponderExcluir
  21. Lucas G. Cunha 2°A n°308 de maio de 2013 às 17:38

    Atualmente esse problema vem sido muito discutido, pois o governo não tem uma iniciativa que realmente resolva- o, tornando o tráfico mais vulnerável. Como exemplo pode- se utilizar a atual novela das oito, cuja retrata problemas parecidos com os citados, e tenta mostrar a população brasileira que esses incidentes realmente ocorrem e que deve- se ficar antenado. Contudo, como solução do problema, deveria haver uma melhoria na busca de pessoas que sofrem ou sofreram com isso, e mais campanhas e até mesmo propagandas que mostrem à população que tem que tomar cuidado com as propostas, com os oferecimentos, entre outros.

    ResponderExcluir
  22. PV- contra o trafico de pessoas
    3A- O recrutamento, o transporte, a transferência ou o alojamento recorrendo-se à ameaça ou ao uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração, caracterizando um crime em qualquer das opções.
    -A mobilidade reduzida caracteriza-se por ameaças à pessoa ou aos familiares ou pela retenção de seus documentos, entre outras formas de violência que mantenham a vítima junto ao traficante ou à rede criminosa.
    -Tem fins de exploração, que inclui prostituição, exploração sexual, trabalhos forçados, escravidão, remoção de órgãos e práticas semelhantes. Para verificar se uma circunstância particular constitui tráfico de pessoas, considere a definição de tráfico no protocolo sobre tráfico de pessoas e os elementos constitutivos do delito, conforme definido pela legislação nacional pertinente.
    Sp-A adoção, em 2000, do Protocolo Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em Especial Mulheres e Crianças e do Protocolo contra o Crime Organizado Transnacional, Relativo ao Combate ao Contrabando de Migrantes por via Terrestre, Marítima e Aérea, que complementam a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, representa um marco fundamental nos esforços internacionais para enfrentar o tráfico de seres humanos, considerado uma forma moderna de escravidão.
    Beatriz Darós, nº 04, 2ºB.

    ResponderExcluir
  23. Esqueleto - Júlia da Cunha, N: 23, Ano: 2B

    PV= O tráfico ou exploração de pessoas é algo péssimo, na qual as mesmas são usadas como máquinas para gerar lucro. Infelizmente essa reealidade caracteriza a sociedade consumista e capitalista, pois nossa base de sustentação trás consigo a desigualdade social e a total falta de interesse por classes menos favorecidas, gerando um desequílibrio nos diversos modos da obtenção do capital.

    A1= Está relacionado a economia, é a terceira maior fonte de renda ilegal no mundo. Cerca de 32 bilhões de dólares por ano. É algo assustador, e que não envolve pessoas com poucos estudos ou com falta de um papel importante na sociedade. Sim, envolve empresários de "alto nível".

    A2= Exploração sexual altíssima, principalmente de mulheres.

    A3= É algo traumatizante para os que vivem e viveram em condições sub-humanas nas quais são as do tráfico e exploração de pessoas.

    P= Como são empresários inteligentes e muito mal intencionadas, o grande problema é que enganam muitas pessoas através de suas propostas encantadoras de uma melhor qualidade de vida.

    S= A solução é a conscientização de cada um de nós. Duvidar mais das oportunidades fáceis e ilusórias que aparecem diante de nós. Não deixar documentos com pessoas estranhas ou até mesmo familiares. Algo importante é um enfoque maior sobre esse assunto nas escolas e realização a partir do governo de palestras em universidades e em areas carentes relatatando o que é realmente o tráfico e o que podemos fazer para evitar isso em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  24. Como o próprio texto diz, “o trafico de pessoas é uma forma moderna de escravidão”. As vitimas geralmente são mulheres e crianças e principalmente de renda baixa, pessoas que querem mudar de vida indo para o exterior. Essas pessoas são enganadas, falam que vão dar emprego, comida e casa, emprego dão sim, mas é um emprego escravo, pare se prostituir. No meio desse rolo todo eles dão roupas, sapatos, tudo que uma mulher tem direito, e tudo isso vai para a conta delas até mesmo o que elas comem, e sempre vão estar em divida com eles, ou seja nunca ira ser paga.
    O cruel disso tudo é que eles também traficam crianças. Sequestram crianças recém nascidas e vendem para outras famílias, e muitas fezes essas famílias que compram não sabe que essa criança foi sequestrada, eles simplesmente acham que estão pagando pra agilizar os papeis da adoção.
    Camilla Vieira Nº 10 2º ano A

    ResponderExcluir
  25. Yasmin Castilho nº43 2ºB
    O tráfico de seres humanos
    vem, nas últimas décadas, e particularmente nos últimos anos,
    tornando-se um problema de dimensões cada vez maiores, a
    ponto de ser chamado por muitos de a forma moderna de escravidão.
    O tráfico de pessoas é realizado com diferentes propósitos. Além da
    exploração na indústria do sexo, a forma mais disseminada e denunciada,
    existem outros destinos para as vítimas: trabalho sob condições
    abusivas, mendicância forçada, servidão doméstica e doação involuntária
    de órgãos para transplante. O fato que as vítimas são comumente oriundas de classes economicamentedesfavorecidas, porém é equivocado apontar a pobreza como causa exclusiva do tráfico de pessoas. Esta é apenas um dos fatores circunstanciais que favorecem o tráfico. As raízes do problema encontram-se muito mais nas forças que permitem a existência da demanda pela exploração de seres humanos do que nas características das vítimas. Os traficantes costumam escolher como alvo pessoas queestão desesperadas por dinheiro. Geralmente, famílias ou pessoas são abordadas com promessas de empregos, bons salários e, às vezes, até o pagamento de escolas e cursos.Também são comuns casos deseqüestro de crianças. O governo já esta tomando providencias para acabar com o trafico, e devem fazer isso o mais rápido possível. Eles querem garantir o telefonema gratuito de qualquer pais e só apartir disso que que eles podem acionar o ministério da justiça e a policia federal, para assim poder iniciar o processo de identificação dos traficantes e a prisão como consequências.
    Yasmin Castilho nº43 2ºB

    ResponderExcluir
  26. Julia A. Guardiano, 2ªB, número 22.

    PV: Não concordante com o estado numeroso de casos de tráfico de pessoas no Brasil.

    3A: * Fortificação das leis devido às avançadas estatísticas do tráfico internacional de pessoas ;

    * Evidenciação da pouca condição de vida no Brasil, que leva estes brasileiros a procurarem terras estrangeiras;

    * Tema pouco divulgado resultando no pouco saber das muitas pessoas que não possuem condição para o acesso destas importantes informações, necessitando da conscientização dos cidadãos sobre os perigos das terras de fora;

    * Clara percepção com o descaso do governo do Brasil quanto à medidas das leis de migração.

    Pr: Afeta estrutura social econômica do país, as vítimas passam por consequências psicológicas graves provindas dos constantes maus tratos, e abuso a integridade humana, viola os direitos humanos já precários e antiquados.

    SP: Fortificação das leis de migração e sua vigilância policial. Protagonizar ações com medidas internacionais, afim de unir e intencionar os países com numerosos casos para a derrubada deste crime.

    ResponderExcluir
  27. Aluna: Rafaella Azarias
    nº36

    O tráfico humano, também chamado de tráfico de pessoas, é uma das atividades ilegais que mais se expandiu no século XXI, pois, na busca por melhores condições de vida, muitas pessoas são ludibriadas por criminosos que oferecem empregos com alta remuneração. Esses “agentes” atuam em escala regional, nacional e internacional, privando a liberdade de indivíduos que sonham um futuro melhor.
    Portanto, o tráfico de pessoas consiste no ato de comercializar, escravizar, explorar, privar vidas, ou seja, é uma forma de violação dos direitos humanos. Normalmente, as vítimas são obrigadas a realizar trabalhos forçados sem qualquer tipo de remuneração – prostituição, serviços braçais, domésticos, em pequenas fábricas, entre outros –, além de algumas delas terem órgãos removidos e comercializados.

    As mulheres são o principal alvo, pois o retorno financeiro para os traficantes é maior, visto que a prostituição, atividade mais desenvolvida por pessoas do sexo feminino, é o destino de 79% das vítimas do tráfico humano. O trabalho forçado, exercido por homens, mulheres e crianças, representa 18%. Essa atividade movimenta cerca de 32 bilhões de dólares por ano, privando a vida de mais de 2,5 milhões de pessoas.

    ResponderExcluir
  28. Moragana 38 2°C

    TRÁFICO DE PESSOAS

    *PV: Acho que o tráfico de pessoas é um ato imperdoável e deveria ser de prisao imediata. Não entendo como alguem consegue fazer algo desse tipo para outra pesoa.

    *3A: todos os argumento sao contra o fráfico:

    - Ganância

    - Abusos

    - Escravidão

    * Pr: Destrói a vida de todos os envolvidos, inclusive de quem pratica tal ato.

    * SP: É importante que as pessoas suspeitem e nao se deixem levar por o que parecem ser ótimas oportunidades de trabalho. Deveria ser investido mais dinheiro na investigaçao e procura de pessoas e lugares que realizam tais feitos. Mas principalmente, as pessoas que sabem DEVEM denunciar.



    TEXTOS:

    http://www.cnj.jus.br/programas-de-a-a-z/cidadania-direito-de-todos/trafico-de-pessoas

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/96072-trafico-de-pessoas.shtml



    Tentei enviar pela central, mas nao estava funcionando

    ResponderExcluir
  29. Aluno: Vinícius Adriano. Nº 42. Data: 08/05/13.
    Comentário:
    Recentemente vê-se que o tráfico de pessoas vem aumentando e acarreta assim, sérios retrocessos para a sociedade. Mulheres, adolescentes e crianças são sequestradas e mantidas em cárcere privado por longos tempos nas mãos de psicopatas cruéis capazes de destruir a vida de uma pessoa, tanto psicologicamente, quanto moralmente. Infelizmente é um problema pouco controlado pela ausência muitas vezes de denúncias, tanto das pessoas que presenciam, quanto das vítimas reprimidas e ameaçadas, que podem ser traficadas para o trabalho escravo, a exploração sexual, e para o tráfico de órgãos. A polícia por sua vez mesmo com seu esforço, em vários casos não possui provas necessárias para condenar os criminosos sendo também aliciadores e recrutadores de pessoas, com uma população de 55% de mulheres, que pouquíssimas vezes são presas.

    ResponderExcluir
  30. Rodrigo Veloso, nº38
    2ºB
    achei esse texto interessante e vou usa-lo de apoio na minha redação do dia 10/05

    O tráfico humano, também chamado de tráfico de pessoas, é uma das atividades ilegais que mais se expandiu no século XXI, pois, na busca por melhores condições de vida, muitas pessoas são ludibriadas por criminosos que oferecem empregos com alta remuneração. Esses “agentes” atuam em escala regional, nacional e internacional, privando a liberdade de indivíduos que sonham um futuro melhor.

    De acordo com o Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em especial de Mulheres e Crianças, o tráfico humano é caracterizado como: “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração.”

    Portanto, o tráfico de pessoas consiste no ato de comercializar, escravizar, explorar, privar vidas, ou seja, é uma forma de violação dos direitos humanos. Normalmente, as vítimas são obrigadas a realizar trabalhos forçados sem qualquer tipo de remuneração – prostituição, serviços braçais, domésticos, em pequenas fábricas, entre outros –, além de algumas delas terem órgãos removidos e comercializados.

    As vítimas já chegam endividadas ao destino de “trabalho”, pois elas têm que pagar aos traficantes valores elevadíssimos referentes à viagem, hospedagem, documentação, alimentação, roupas, etc. O problema é que essa dívida, através da cobrança de juros altos, toma proporções de forma que nunca poderá ser paga. Sendo assim, os criminosos passam a ameaçar e torturar os “devedores”.

    As mulheres são o principal alvo, pois o retorno financeiro para os traficantes é maior, visto que a prostituição, atividade mais desenvolvida por pessoas do sexo feminino, é o destino de 79% das vítimas do tráfico humano. O trabalho forçado, exercido por homens, mulheres e crianças, representa 18%. Essa atividade movimenta cerca de 32 bilhões de dólares por ano, privando a vida de mais de 2,5 milhões de pessoas.

    Por Wagner de Cerqueira e Francisco
    Graduado em Geografia

    Por Wagner De Cerqueira E Francisco

    ResponderExcluir
  31. Giulia Werner Dutra - 2oC - n16

    O tráfico de pessoas não é somente um problema brasileiro, mas algo mundial que tem acontecido com milhões de pessoas de diferentes lugares do mundo. Essas pessoas ficam submetidas a trabalhos forçados para gerar lucros aos grupos de exploradores. No Brasil, o tráfico de seres humanos se encontra como a terceira maior fonte de renda gerada pelo tráfico, só perdendo para o tráfico de armas e drogas. O tráfico de seres humanos, qualquer que sejam as razões – exploração sexual ou trabalho escravo –, é uma violação fundamental dos direitos humanos. O que configura o tráfico de pessoas é a atitude do aliciador de enganar ou coagir a vítima, apropriando-se da sua liberdade por dívida ou outro meio, sempre com propósito de exploração.
    Esse problema é algo sério, não tratado com devida seriedade, que o mundo ainda tem de enfrentar.

    ResponderExcluir
  32. Giulia Werner Dutra - 2oC - n16

    O tráfico de pessoas não é somente um problema brasileiro, mas algo mundial que tem acontecido com milhões de pessoas de diferentes lugares do mundo. Essas pessoas ficam submetidas a trabalhos forçados para gerar lucros aos grupos de exploradores. No Brasil, o tráfico de seres humanos se encontra como a terceira maior fonte de renda gerada pelo tráfico, só perdendo para o tráfico de armas e drogas. O tráfico de seres humanos, qualquer que sejam as razões – exploração sexual ou trabalho escravo –, é uma violação fundamental dos direitos humanos. O que configura o tráfico de pessoas é a atitude do aliciador de enganar ou coagir a vítima, apropriando-se da sua liberdade por dívida ou outro meio, sempre com propósito de exploração.
    Esse problema é algo sério, não tratado com devida seriedade, que o mundo ainda tem de enfrentar.

    ResponderExcluir
  33. Gabriel Lopes, n:17, 2 ano B.
    O trafico, comercio ilegal de produtos, esta cada vez mais presente no atualidade. Trafico de animais, drogas e inclusive de humanos, acontece diariamente em nosso pais.
    Normalmente uma pessoa desconhecida oferece moradia, alimentos e luxo fora do pais, como se fosse a proposta dos sonhos, porem quando chega no destino proposto pelo traficante, nao era o que imaginava,na maioria dos casos a pessoa e sujeita a escravidao e prostituicao, a volta ao pais de origem torna-se dificil, muitas vezes sujeito a torturas, tanto fisicas quanto psicologicas, e regime fechado, semelhante a uma prisao.
    Existe algumas maneiras de previnir o trafico de pessoas, denuncie suspeitas para a policia, desconfie de propostas ''maravilhosas''.

    ResponderExcluir
  34. Luiz Felippe Schlickmann, Nº:34
    Série:2ºC

    ESQUELETO DO TEMA

    PV (ponto de vista): Um dos piores crimes. Inadimicível
    3A (3 argumentos): -Informações sobre este tipo de crime (principalmente no Brasil)
    -Consequências deste crime (como o sofrimento da família da vítima)
    -Providências que estão sendo tomadas pelo nosso governo
    PR (problema): -Crime grave, que envolve não só a vítima, mas sua família também
    SP (solução): -Desenvolvimento do sistema de atendimento de denúncias (180), para se dar início à caça dos criminosos

    ResponderExcluir
  35. Nome: Lucas waltrick nº 27 2ºB

    Há anos, o tráfico de seres humanos é praticado, principalmente, por ser um negócio extremamente lucrativo. Segundo informações do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC), apenas o tráfico de internacional de mulheres e crianças movimenta, anualmente, de US$ 7 bilhões a US$ 9 bilhões, perdendo em lucratividade somente para o tráfico de drogas e o contrabando de armas. A estimativa é de que, para cada pessoa conduzida ilegalmente de um país para outro, o lucro das organizações criminosas chegue a US$ 30 mil. Ainda segundo levantamento do UNODC, a prática do tráfico de seres humanos cresce em todo o mundo, principalmente nos países do leste europeu. No entanto, essa questão é evidente tanto nos países mais pobres, onde as vítimas geralmente são aliciadas, quanto nos mais ricos, para onde estas pessoas são enviadas.Por ser um problema em constante combate, o tráfico de seres humanos recebeu várias definições. Em síntese, traficar significa recrutar, transportar, transferir ou abrigar pessoas para fins de exploração. Aquele que trafica está envolvido na exploração da pessoa traficada.  A definição aceita internacionalmente está contida no Protocolo para Prevenir, Suprimir e Punir o Tráfico de Pessoas, Especialmente Mulheres e Crianças, em suplemento à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, mais conhecida como Convenção de Palermo.O documento foi ratificado pelo Brasil no ano de 2003 e define tráfico de seres humanos como \"recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça ou uso da força ou outras formas de coerção, de rapto, de fraude, de engano, do abuso de poder ou de uma posição de vulnerabilidade ou de dar ou receber pagamentos ou benefícios para obter o consentimento para uma pessoa ter controle sobre outra pessoa, para o propósito de exploração\".A pessoa traficada pode ter sido forçada ou ainda ter dado seu consentimento. Isso pode acontecer quando o traficante recorre à ameaça, coação, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade da pessoa ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios. O consentimento da pessoa traficada é chamado de \"engano\" e não descaracteriza o crime. Sendo assim, mesmo consentindo em ser traficada a pessoa continua tendo o direito de ser protegida por lei. Uma situação bastante comum é o aliciamento pela oferta de emprego. Dessa forma, muitas mulheres são traficadas e, geralmente, para fins de exploração sexual.A exploração também se configura quando a pessoa traficada é submetida a serviços forçados ou à escravidão. Há ainda o tráfico que tem como fim a remoção e venda de órgãos. O Projeto Trama entende que existe exploração sempre que os direitos humanos forem violados.O Projeto Trama teve início em abril de 2004 com o objetivo de desenvolver ações de enfrentamento do tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. Esta iniciativa ocorreu mediante a formação de um consórcio de quatro entidades não-governamentais: a Organização de Direitos Humanos Projeto Legal; o Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social - IBISS; CRIOLA (uma organização de mulheres afro-brasileiras); e a Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO, todas sediadas no estado brasileiro do Rio de Janeiro e com reconhecida atuação e experiência na defesa, garantia e promoção de direitos humanos. Argumentaçao: O trafico de pessoas vem casa vez aumentando ao longo dos anos, onde exploram e abusam das pessoas, são levadas para se prostituirem contra sua vontade em outros países, para conseguir ganhar dinheiro em cima disso.Isso è algo que não afera somente a pessoa traficada, mas tambèm com a família, pois mexe muito com o emocional das pessoas.ucas waltrick 2ºB nº: 27

    ResponderExcluir
  36. P.V.= Contra o trafico de pessoas
    3.a. -Exploraçao sexual
    -Fins de exploracao
    -destruturacao de familias
    Soluçao: Melhor formulaçao da legislacao brasileira.

    Afonso Neto N. 1 2b

    ResponderExcluir
  37. Rodrigo Veloso, nº38
    2ºB

    Esqueleto do texto
    PV: contra o tráfico humano
    3A: famílias destruídas; pessoas se tornam escravas; Famílias das vítimas são ameaçadas.
    Pr: pessoas são obrigadas a trabalhar como escravas, perdem o contato com a família.
    S.P.: pessoas se informarem mais sobre esse tipo de crime, principalmente na juventude.

    ResponderExcluir
  38. É caracterizado pelo recrutamento, transporte, moradia entre outros tipos de mordomias é feito por meio de ameaça, uso da força ou outras formas de coerção, com o abuso do poder ou de algum tipo de vulnerabilidade ou de dar ou receber pagamentos ou benefícios para obter controle sobre uma pessoa para a exploração.

    Lucas Cassiano Provesi N°: 28 Série: 2°B

    ResponderExcluir
  39. Nome: Rafael Dubiel Guimarães 2ºB Nº:35
    Esqueleto do texto:

    Ponto de Vista: Contra o tráfico de pessoas no Brasil e no mundo e á favor do investimento nessa área para conseguir salvar pessoas desse destino

    3 argumentos:
    1º: Investimento em área que lidem com a situação, já que segundo o texto não existem.
    2º: Criação de uma linha comum e de garantias para a pessoa ficar tranquila ,como por exemplo o sigilo total, a proteção e a agilidade dos profissionais em analisar o caso.
    3º: Banir os culpados de forma mais severa que o normal.

    Problematização:
    No brasil várias coisas em várias áreas carecem de investimentos e atenção, e uma delas é a questão do tráfico de pessoas.

    Solução Prática:
    Treinar agentes que possam combater tal fato, montar um sistema de modo que as pessoas não cheguem a sair do Brasil.

    ResponderExcluir
  40. Ranquel da Costa Solis nº37 2B

    Pv: Um assunto polêmico, pois envolve duas ou mais pessoas, uma delas saindo prejudicada e outra sai ganhando. Uma delas é a quadrilha que arma para a pessoa uma melhor chance de vida no exterior, porém, ela é forçada a fazer coisas que ela não quer, sendo "escrava" da quadrilha. A outra é a pessoa que passa a ter que obedecer tudo o que a quadrilha manda, porque podem estar tendo contatos com seus familiares.

    3A+Pr: A pessoa passa vai para lá pensando que vai conseguir um futuro melhor e acaba sendo "escravizada"; não pode mais seguir sua vida, pois está controlada pela quadrilha; perde o contato com os parentes e familiares.

    S.P: A pessoa deve se informar muito bem diante de uma dessas propostas para trabalhar no exterior, para que não acabe sendo traficada para trabalhar com aquilo que não quer, as vezes tendo que vender seu próprio corpo. Deve pedir fotos, vídeos e por outros meios algumas informações de como é e de como será o trabalho, porém sempre com muito cuidado.

    ResponderExcluir
  41. Esqueleto
    P.V.: contra o tráfico de pessoas
    3A.: privação dos direitos humanos, trabalho escravo e repressor, mortes
    Pr: falta de leis e provas
    S.P.: aprovação de projetos e facilidade e segurança para denúncias

    Ana Carolina da Veiga Dias - nº: 02 - 2º ano C

    ResponderExcluir
  42. Evelyn Cunha, nº15 2ºB
    Esse é um assunto realmente muito polêmico e também uma realidade que não podemos descartar ou não dar importância, pois todos nós estamos sujeitos a esse tipo de tráfico, além de ser completamente ilegal. E é uma das atividades ilegais que mais se expandiu no século XXI, pois, na busca por melhores condições de vida, as pessoas acabam sendo iludidas. Atualmente no Brasil, o tráfico de pessoas é maior fonte de renda com tráficos, superando o tráfico de drogas e o tráfico de armas, movimentando aproximadamente 32 bilhões de dólares por ano.
    Achei muito interessante a última charge, além de interessante, não poderiam ter expressado melhor através de uma imagem como acontece esse tipo de tráfico nos dias de hoje. Nem todos são o que aparentam ser, nem todos são confiáveis.
    Para solução desse problema, nada melhor do que a colaboração do governo, das escolas e até mesmo da educação dos pais, pois o crime é pouco conhecido e debatido pela sociedade e pouco tipificado na legislação brasileira, fazendo com que não seja punido com o rigor que deveria, mesmo sendo considerado o terceiro crime mais rentável para organizações criminosas. Precisamos fazer alguma coisa e nos levantar contra o tráfico de pessoas e a exploração sexual!

    ResponderExcluir
  43. Boa Noite Andresa, o tema proposto é muito sério e ai vai meu comentário.

    No mundo todo, existem pessoas de diferentes “sortes”, algumas possuem a sorte de nascer numa família que designam condições financeiras suficientes para proporcionar um estudo de qualidade para seus filhos, estes são privilegiados. Porém outros nascem em uma família que sua renda não consegue manter tantos privilégios quanto, a falta de oportunidade gerando a desqualificação que tais empregos exigem acaba acarretando uma série de dificuldades. Entretanto, há diversas maneiras de melhorar a condição de vida, uma delas é trabalhar em outros países. Um grande número de pessoas recebem propostas para trabalhar no exterior todos os anos, as propostas incluem casa, comida e um salário adequado. As pessoas se iludem e acabam por final aceitando, quando chegam ao local determinado percebem que não é da forma que a proposta havia sido encaminhada.
    Na maioria dos casos, é na verdade uma proposta falsa e trata-se do tráfico humano, os imigrantes são encaminhados para trabalho escravo ou exploração sexual e assim, sendo fraudados. O governo manifesta-se de maneira pouco eficiente neste caso, ainda que, está no congresso algumas soluções para este tipo de situação.
    Geralmente, os brasileiros são "traficados" para países europeus, tais como Holanda, Espanha, Portugal e Suiça. No ano passado, através de ligações gratuitas para o 180, foram registrados um caso em Portugal e outro na Espanha, embora seja um pequeno avanço, ainda é precário: O governo registrou 457 vitimas. As denuncias são poucas, pois geralmente as vitimas sentem vergonha ou apresentam medo diante dos estrangeiros que comandam o tráfico.
    A solução mais óbvia e prática, é a rigidez por parte do governo neste tipo de situação: O estado brasileiro deve manifestar-se de forma que proporcione segurança aos que nele nasceram; a criação de leis que incapacite e/ou dificulte a ação do tráfico é o necessário para nos mantermos mais seguro.

    Nome: Victor Theodoro M. Pereira
    Nº: 40
    Ano: 2ºB

    ResponderExcluir
  44. Nome:Luís Fernando Trentin N°30 2B O tráfico mundial de pessoas, que inclui, em sua maioria, crianças e adolescentes, movimenta 12 milhões de dólares, o equivalente a R$ 36,468 milhões por ano. É, portanto, o terceiro mercado criminoso do mundo.

    ResponderExcluir
  45. Nome: Giovana. número:18. série:2B.
    P.V- Desfavorável. Pois traficar é violar os direitos humanos. Na maioria das vezes são mulheres e crianças que são levadas para fora do país que são prostituidas,vendidas e violentadas, fazendo com que a maioria delas não denunciem por causa da vergonha ou medo.
    3.A- A pessoa traficada pode ser traumatizada
    - A luta pela abolição não vai adiantar nada se continuar com esse problema no Brasil.
    - As condições de trabalho dos escravizados é péssima
    P.R- Muitas mulheres ou crianças não denunciam o abuso por medo e vergonha
    - São vendidas, prostituidas e violentadas. Há ainda tráfico que tem como fim a remoção e venda de seus orgãos.
    S.P- As pessoas abusadas devem sim recorrer a denúncia, mesmo tendo medo ou vergonha, pois senão essa violação continuará acontecendo no Brasil e no mundo

    ResponderExcluir
  46. Beatris Letzov Nº3 2ºb
    Ponto de vista: contra o tráfico de pessoas, por ser uma exploração muito antiga, o processo de independência foi longo, então não há motivos para continuar com essa escravização.
    argumento 1- a conferencia Geral da Organização Internacional do Trabalho teve uma reunião e estabeleceu que os países membros dessa conferencia devem abolir o trabalho forçado, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, colocando isso em prática.
    argumento 2-os trabalhadores ficam traumatizados por terem péssimas condiçoes de saúde e socialmente falando, isso na maioria dos casos.
    argumento 3- a maioria do trabalho forçado é encontrado no setor privado, e é uma contradição que o desenvolvimento economico utilize exploração de humanos, em esquemas de terceirização em cadeias produtivas globais.
    PR- pessoas que se envolvem com exploradores têm medo de denunciá-los pois podem ser mortas ou perseguidas.
    SP- criação de mecanismos de prevenção, suporte á familia, proteção das vítimas,compensação pelo dano sofrido.

    ResponderExcluir
  47. O que é o tráfico de pessoas?

    O tráfico de pessoas é caracterizado pelo "recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça ou uso da força ou outras formas de coerção, de rapto, de fraude, de engano, do abuso de poder ou de uma posição de vulnerabilidade ou de dar ou receber pagamentos ou benefícios para obter o consentimento para uma pessoa ter controle sobre outra pessoa, para o propósito de exploração". A definição encontra-se no Protocolo Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em Especial Mulheres e Crianças, complementar à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, conhecida também como Convenção de Palermo.

    Um número crescente de Estados vem ratificando a Convenção de Palermo e seus protocolos, entre eles os cinco países de atuação do UNODC Brasil e Cone Sul: Argentina (2002), Brasil (2004), Paraguai (2004), Chile (2004) e Uruguai (2005).
    Elementos do Tráfico de Pessoas
    O ato (o que é feito):

    Recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou o acolhimento de pessoas.
    Os meios (como é feito):

    Ameaça ou uso da força, coerção, abdução, fraude, engano, abuso de poder ou de vulnerabilidade, ou pagamentos ou benefícios em troca do controle da vida da vítima.
    Objetivo (por que é feito):

    Para fins de exploração, que inclui prostituição, exploração sexual, trabalhos forçados, escravidão, remoção de órgãos e práticas semelhantes. Para verificar se uma circunstância particular constitui tráfico de pessoas, considere a definição de tráfico no protocolo sobre tráfico de pessoas e os elementos constitutivos do delito, conforme definido pela legislação nacional pertinente.
    O que é o contrabando de migrantes?

    É uma forma de traficar seres humanos. Segundo o Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, Relativo ao Combate ao Contrabando de Migrantes por via Terrestre, Marítima e Aérea, o contrabando de migrantes é a entrada ilegal de pessoas em países nos quais ela não possui residência nacional ou permanente, para aquisição de bens financeiros e outros ganhos materiais.

    Na maioria das vezes mulheres e crianças, são levadas para fora do país, onde são prostituídas, violentadas e vendidas por preços altos.A face mais visível do problema é o turismo sexual e o embarque de mulheres dos países de origem para os países receptores em busca de oportunidades de trabalho em casas noturnas e boates.E também, a venda de órgãos, adoção ilegal, pornografia infantil,às formas ilegais de imigração com vistas à exploração do trabalho em condições análogas à escravidão, ao contrabando de mercadorias.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A1fico_de_pessoas
    http://www.unodc.org/southerncone/pt/trafico-de-pessoas/index.html

    Maria Eduarda Kons Gonçalves - 31 - 2B

    ResponderExcluir


  48. O tráfico de pessoas é um tema bastante polemico e atual onde há violações dos direitos humanos em prol da desigualdade social, pobreza etc. As maiores vítimas são mulheres que normalmente são encaminhadas para a exploração sexual . O problema mais visto é o turismo sexual e o embarque de mulheres dos países de origem para os países receptores em busca de oportunidades de trabalho em casas noturnas e boates.A repressão policial e judicial não é bastante para dar conta do problema e de suas impressionantes dimensões.É preciso que vários órgaos governamentais, organizações da sociedade civil e outros atores sociais se juntem para formar sistemas de observatórios e de denúncias dessas práticas.

    Bruna Carolina n°7 2°B

    ResponderExcluir
  49. O tráfico de pessoas é o terceiro maior mercado criminoso do mundo, entretanto busca-se veementemente diminuir tal incidência. Na minha singela opinião deve-se haver uma fiscalização com o intuito de diminuir este índice, visto que em pleno século XXI não pode ser algo tão grandioso, como a novela da Rede Globo onde o Russo tráfica mulheres e até então não foi preso.
    Eduardo Costa 13 2B

    ResponderExcluir
  50. Nome: Victoria Viana Nº41 2ºB
    Atualmente o tráfico de pessoas é um assunto muito comentado e repercutido pelo mundo inteiro. As pessoas são noticiadas e alertadas do que pode estar esperando lá por fora. O Google concede um bom dinheiro pra ajudar a essas pessoas vítimas desse tráfico, ele trará mais reconhecimento para si próprio, consequentemente mais dinheiro para ele e um suporte para aqueles que mais necessitam.Diante dos dados:o trafico de humanos gera US$ 32 bilhões de lucro por ano e "escraviza 21 milhões de pessoas".
    Uma solução para esse problema é que a família de um suporte a vitima,que testemunhas,familiares ou a própria vitima denuncie,tratamentos psicológicos e físicos e a mídia deve divulgar mais sobre trafico humano,para que todas as pessoas saibam que não se pode acreditar em ofertas no exterior.










    ResponderExcluir
  51. Matheus L. Nº37 2ºC
    Ministério e ONU lançam campanha contra o tráfico de pessoas
    Cantora Ivete Sangalo é a embaixadora da campanha Coração Azul.
    Nações Unidas apontam mais de 2 milhões de vítimas no mundo.
    O Ministério da Justiça e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) lançaram nesta quinta (9) , em Brasília, a campanha Coração Azul, que tem como objetivo combater crime de aliciamento de pessoas para trabalhos escravos e sexuais, além do tráfico de crianças.
    A cantora Ivete Sangalo, embaixadora da campanha, participou da cerimônia e classificou como "inadmissível" o tráfico de pessoas.
    A campanha consistirá de anúncios na televisão, estrelados pela cantora. O slogan é "Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas". Também foi criado um site informativo (www.coracaoazul.com.br). Serão ainda produzidos cartazes e distribuído material sobre a importância de se denunciar esses crimes.
    Dados da ONU indicam que no mundo há mais de 2 milhões de pessoas traficadas e outras 20 milhões de vítimas de trabalhos forçados.
    "É inadmissível que, nos tempos de hoje, estudando a humanidade, que se depare com movimentos tão radicais, desumanos, como a escravidão pelo tráfico de pessoas. [...] Liberdade não se vende. Dignidade não se compra. É o lema da minha vida e quero partilhar com muitas pessoas", disse Ivete Sangalo.
    A iniciativa tem o apoio da TV Globo. O tráfico de pessoas é tema na novela "Salve Jorge". O vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo, Paulo Tonet Camargo, esteve presente e afirmou que o tráfico de pessoas "envergonha o mundo e o Brasil".
    "A autora Glória Perez se dedicou à profunda pesquisa sobre o tema para compor 'Salve Jorge'. Glória Perez busca dar voz aos que não têm e aos invisíveis, como ela mesma afirmou, na esperança de que a novela sirva para alertar e resgatar pessoas", disse Camargo.

    O ministro disse que o governo federal apoia um projeto de lei que tramita no Congresso e que tipifica o crime de tráfico de pessoas. Segundo o ministro, isso poderia facilitar a punição.
    A ministra Maria do Rosário destacou também que o governo capacita servidores em relação ao tema para o atendimento às vítimas.
    "Nenhuma denúncia deixará de ser averiguada. [...] O Ministério da Justiça está treinando e trabalhando com policiais estaduais, que são os primeiros a atender quando uma pessoa liga no desespero de estar sendo vítima do tráfico de pessoas."
    Ivete Sangalo afirmou que o papel dela é conscientizar sobre a importância de se denunciar. "Minha tarefa é levar, além da consciência dos fatos, a força que [a população] tem através da denúncia."
    Plano nacional
    O governo federal mantém desde 2008 o Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Em fevereiro, a presidente Dilma Rousseff lançou a segunda etapa do plano.
    A ONU aponta que mulheres, crianças e homens são explorados para trabalhos escravos e sexuais em diversos países do mundo. Somente na Europa, estima-se que o tráfico de pessoas movimente 2,5 bilhões de euros por ano.
    As informações indicam que no Brasil, de 2005 a 2011, foram investigadas 514 denúncias sobre tráfico de pessoas. Delas, 344 inquéritos se relacionavam a trabalho escravo, 157 de tráfico internacional e 13 tráfico dentro do próprio país.
    As investigações levaram ao indiciamento de 381 suspeitos e 158 acabaram presos. A ONU indica que a legislação sobre o tema prejudica a punição no crime.

    Ponto de Vista:
    O tráfico de pessoas é um problema muito grande na sociedade atual. São mais de 2 milhões de pessoas traficadas por ano segundo a ONU. Para combater esse problema o Ministério, junto com a ONU e a Rede Globo, está investindo em propagandas e até uma embaixadora famosa para a campanha, Ivete Sangalo. Além disso é exibida na Globo uma novela que fala justamente sobre isso. É uma forma de informar e mostrar para as pessoas que esse problema existe.

    ResponderExcluir
  52. O tráfico de pessoas é sim um grande problema, principalmente por que nós brasileiros confiamos muito rápido nas pessoas e sempre queremos pegar caminho mais rápido para o sucesso. Logo, se alguém oferece um bom emprego no exterior, com o conforto de uma casa e comida, as pessoas acreditam e não pensam se poderia ser algo ruim. Deixando a família para trás essas pessoas desaparecem, enquanto se prostituem,trabalham como escravos em indústrias e etc.
    Letícia Hering - 2ºC - nº:29

    ResponderExcluir
  53. Rafaela Smaniotto Streit nº39 2ºC
    Esqueleto de Redação:
    P.V.: O tráfico humano é um crime aos direitos humanos já que as vítimas são enganadas pelos criminosos que oferecem uma melhor condição de vida (emprego, casa, comida, "roupa lavada")
    3A.: * É um escravismo que viola a dignidade do ser humano.
    * Os criminosos geram altos lucros com a "venda" dessas pessoas.
    * O problema é relacionado com a desigualdade social.
    Pr.: A vulnerabilidade faz com que estas pessoas se atariam pela possibilidade de uma vida melhor e abrem mão da sua liberdade em nome do trabalho.
    S.P.: Conversas com diversas pessoas sobre o tema e enfatizar a importância das pessoas que sofreram desse crime, relatar seu drama, a fim de que todos entendam a realidade e acabem com a mesma.

    ResponderExcluir
  54. Gabriel Bernardes de Almeida, 2oC, numero 13
    Pv: Contra o tráfico
    3a: as pessoas são forçadas a um certo trabalho, problemas psicológicos são desenvolvidos e elas são tratadas como mercadoria
    Pr: dificuldade na denúncia dos traficantes
    Sp: Ter total cobertura e vigilância dos traficados e facilitar a denúncia, retirando as taxas de ligação.

    ResponderExcluir
  55. O tráfico humano é um tema muito recorrente no mundo atual. Ele existe desde muito anos, e ao longo do tempo vêem se aperfeiçoando e construindo redes gigantescas de crime organizado.
    Muitos deles, aparecem com pretextos de agência de modelos no exterior (como é retratado na nova da globo "Salve Jorge"), mas não passa de uma forma de atrair jovens para a sua rede de crimes. Logo depois que são mandados para o exterior, perdem seus documentos, e são obrigados, sobre ameaças, e sem opções, a exercerem trabalhos sexuais e/ou escravo.
    É um problema muito grave, que precisa ser amenizado e solucionado o mais rápido possível. É preciso fazer uma conscientização com os jovens sobre determinado tema, para que, eles reflitam e pensem onde é que estão se metendo, que duvidem. Antes que seja tarde de mais.

    Luan Barcelos Herrera - 2º C - Número 30

    ResponderExcluir
  56. Gabriela Zetehaku Araujo, nº 15 2ºC

    P.V.: O tráfico de pessoas é um ato desumano, um crime sem cabimento. As vítimas não sã[o frutos da auto-depreciação, e sim, da esperança em busca de uma vida melhor. A violência praticada contra elas são passos para a desolação total da (ainda restante) humanidade.
    3A: 1. Os enfraquecidos que são explorados possuem medo e vergonha, portanto permanecem calados. O silêncio dessa escravidão é o grito mais estridente de sua dor. 2. No ímpeto de buscar uma vida melhor, toda oportunidade é como uma luz. Os recrutadores para mão-de-obra escrava, fins sexuais ou tráfico de órgãos são a escuridão que devora a esperança que um dia existiu. 3. Como o nome já diz, é um tráfico de seres humanos. A ciência nos mostra que somos os seres vivos capazes de sentir medo, dor, tristeza e desespero. A falta dessa compreensão dos traficantes para com as vítimas é um abismo em sua alma.
    P.R.: Os traficantes não recebem a devida punição pelos atos que fazem, o que é inaceitável. Esse crime não recebe a atenção merecida é não é combatido com eficiência. No silêncio, o número de crimes cresce cada vez mais.
    S.P.: Ampliar a atenção para o combate dessa violência, exigir punições mais árduas, denunciar com suspeita ou certeza do crime, garantir que a ligação para 180 seja gratuita de qualquer país, a fim de facilitar as denúncias e acabar com empresas que tenham histórico de envolvimento com o tráfico.

    ResponderExcluir
  57. Nome: Heloise Texeira Lemos nº19 2° Ano c

    Esqueleto da Redação sobre o tráfico de pessoas

    PV: O tráfico de pessoas é muito lucrativo para as facções criminosas, pois ocorre em grande quantidade, entretanto a divulgação desse crime é muito pequena
    3A: “Tipos de tráfico”; “Porque as facções lucram tanto e “Porque acontece com tanta freqüência”
    PR: Problemas psicológicos para as pessoas traficadas, o numero de pessoas traficadas é cada vez maior conseqüentemente o mundo do crime também fica maior
    SP: Deixar a população ciente do problema que é o trafico de pessoas, como isso ocorre freqüentemente e caso isso ocorra Informar a população como deve se agir diante dessa situação

    ResponderExcluir
  58. O tráfico de pessoas é um problema com proporções globais, sendo que todos os governos estão envolvidos em resolver este problema. Este tipo de crime é muito difícil de ser percebido e resolvido pois a maioria das pessoas que sofrem esse crime não denunciam e também as punições para esse ato ainda são muito leves que deveria ser o contrário.
    José Miguel 2ºC 26

    ResponderExcluir
  59. Luiza N°36 2°C

    PV: é um crime bárbaro, que abusa das pessoas para obter cada vez mais lucro, de forma ilegal.
    3A: gera prostituição, trabalhos forçados, remoção de órgãos, etc. É um ato ilegal e imoral; cada pessoa tem o direito de liberdade.
    PR: o tráfico humano aumenta o nível de prostituição nos países para onde as vítimas são levadas, causando problemas psicológicos nas mesmas.
    SP: prevenção é sempre a melhor iniciativa. A informação do crime deve ser feita em escolas. E quando houver propostas de emprego fácil e lucrativo, tenha atenção, dúvidas e procure se informar.

    ResponderExcluir
  60. Quando se trata de tráfico de pessoas e a prostituição, é um absurdo saber que esse crime organizado rende US$ 32 bilhões por ano. Saber que esse não é um assunto muito falado, mas vendo pelos depoimentos, poucos denunciam, com medo que possa acontecer algo com a família, na verdade, os que conseguem sair desse funil, poucos sobrevivem para contar história.
    Aluna: Beatriz Vieira 2ºC nº04

    ResponderExcluir
  61. Ricardo Nicoluzzi n40 2C
    PV-O trafico humano é algo imperdoável onde se tira família,honra e vida onde ela perde tudo para um trabalho escravo.
    3A-Família abandonada
    -Trabalho forcado
    -Contra os direitos humanos
    PR-O trafico humano é um problema gigantesco que abrange todas as nacoes e povos o qual precisa ser tratado com urgência
    SP-Campanhas para informar as futuras vitimas do golpe e procurar destruir os esquemas de trafico humano

    ResponderExcluir
  62. Priscía Lopes Nascimento, nº 36, 2º ano A.

    Embora tenha surgido a séculos, o tráfico de pessoas atualmente é um tema que tem ocupado um grande espaço no cenário nacional, tornando-se um problema de dimensões cada vez maiores.
    Assim podendo ter diversas finalidades, como: exploração na indústria do sexo, trabalho sob condições abusivas, péssimas condições de moradia, trabalho excessivo sem muito lucro a pessoa, entre outros. A grande maioria das pessoas exploradas na maioria das vezes é formada por mulheres adultas, crianças e adolescentes, porém encontra-se em menor número homens.
    Frequentemente a mídia revela casos de sequestro e exploração em todas as partes do mundo. A grande maioria dos países é afetada por esse fenômeno!
    Infelizmente o tráfico de pessoas é um crime difícil de ser combatido, ainda mais por ser considerado um “crime invisível” e também pelas ameaças que os explorados recebem, consequentemente ficam na com medo de fazer denuncias, pois sofrem perigosíssimos riscos, até mesmo o de perda da vida.

    ResponderExcluir
  63. André Victor C. Bernardi 2A n. 01 Esta questão é importante que as pessoas conheçam, pois nela mostra brechas na legislação do Brasil, e também por ser de interesse das pessoas pelo mundo todo, pois o crime do tráfico de pessoas infringe os direitos humanos.

    ResponderExcluir
  64. Victor Gabriel da Silva Pahl 2ºA nº39

    Tráfico de pessoas: um retrocesso social. Esse assunto é muito importante, pelo fato de ocorrer muito nos dias atuais, e também as vitimas desses tráficos de pessoas muitas vezes não denunciam e não fazem nada, por medo, ou até por vergonha, por isso o vestibular traz assuntos como esse para redação, assuntos da atualidade e de uma grande importância social.

    ResponderExcluir
  65. Vários crimes, há alguns anos, eram tidos como "normais" ou "sob controle", entre eles encontramos aqueles dos quais mais ouvimos falar, como os assaltos. Porém, essas violações das leis sempre estiveram muito à mostra para a polícia, sempre foi mais fácil investigar elas, comparando com outro crime que vem tornando-se frequente na nossa sociedade, o tráfico de pessoas.
    Nele, a quadrilha, em sua maioria mulheres, alicia indivíduos, geralmente, com renda salarial menor, e promete um bom emprego, em outro lugar, com moradia e alimentação. Assim, essas pessoas, que não tem muito estudo e,sem perceber, são traficadas para realizarem trabalho escravo, sofrerem abusos sexuais e,por incrível que pareça, retirada de órgãos.
    O Brasil não tem mínimas condições para conseguir sanar com esse tipo de crime, por causa de sua legislação(antiga e desatualizada) e porque o crime é considerado subterrâneo, ninguém sabe ao certo o quê está acontecendo, mas o governo tenta reverter a situação e os políticos tem como prioridade montar um esquema para que o tráfico humano seja solucionado.
    Na minha opinião, o problema vem desde o inicio da vida dos cidadãos brasileiros, na educação. Com qualidade nas escolas, pode-se fazer com que as pessoas deixem de sonhar com o salário, muitas vezes em euro ou dólares, e desconfiem do que pode acontecer a elas. Depois disso, combater o crime será o menor dos problemas, porque a maioria da sociedade ficaria atenta quanto à essa situação.
    Aluno: Atair Derner Neto No: 05 Ano:2o A

    ResponderExcluir
  66. Este novo modelo de tráfico, hoje em dia, é um assunto muito polêmico... Pois são tráficadas pessoas para trabalho escravo e até para abuso sexual, porém o maior problema é que as pessoas que sofrem este tipo de crime não se manifestam pois tem vergonha.
    ''377 sofriam exploração sexual, enquanto 135 haviam sido traficadas para trabalho escravo''
    “O tráfico internacional de pessoas é um crime muito difícil de ser combatido. É tido como um crime subterrâneo. As pessoas não percebem o que está acontecendo, e as vítimas geralmente não denunciam, ou porque têm medo, ou porque têm vergonha”
    GABRIELA DOS SANTOS 17 2A

    ResponderExcluir
  67. Ponto de vista: Sou totalmente contra, é uma forma de escravidão, um desrespeito.

    1º argumento: O trafico leva a prostituição, contra a vontade de quem foi vitima do trafico.

    2º argumento: todos tem o direito de ser livre.

    3º argumento: o trafico, não só de pessoas, mas de tudo, é ilegal, portanto é crime.

    Problema: Aumenta a prostituição nos paises que essas pessoas são mandadas.

    Solução: Fazer um controle mais rigoroso e procurar os traficantes e prende-los.


    Textos: http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=13328&cod_canal=42

    http://traficodepessoas.org/site/

    http://www.onu.org.br/trafico-de-pessoas-fatura-pelo-menos-32-bilhoes-de-dolares-por-ano-alerta-onu/

    Gustavo Leal 2ºA 21

    ResponderExcluir
  68. Realmente o trafico de pessoas parece ser um crime sério e que necessita de mais atenção e combate, precisa se tornar mais conhecido e ser tratado mais como prioridade, pois é um crime que tira a liberdade das vitimas, um dos direitos mais sagrados do povo, fazendo com que novamente apareça o velho escravagismo, que pelo menos na maioria dos países já foi extinto a quase ou mais de 100 anos, com certeza, pela falta de exploração nesses casos, é algo muito mais grave do que pensam, provavelmente não descobriram nem uma pequena parte das vitimas ainda, e ocorre no mundo inteiro, mas é sempre bom pensar que é um problema social que tem solução.
    Lukas Thadeus, n° 31, 2° ano A

    ResponderExcluir
  69. Bruno G. Vieira | 2°A | n°0816 de maio de 2013 às 22:26

    O tráfico de seres humanos é um problema que tem se agravado ao longo dos anos pela grande dificuldade na identificação e criminalização dos criminosos envolvidos, por ser um mal praticamente invisível à sociedade. Um dos estorvos no solucionamento desse absurdo é a resistência das vítimas - geralmente mulheres, jovens e crianças - em denunciar o delito, por temor ou vergonha. Uma das medidas que deveriam ser tomadas é a atribuição na legislação de modalidades especificas, como por exemplo o tráfico voltado ao trabalho escravo e à remoção de órgãos para a venda no mercado negro, prevendo assim punições adequadas e facilidade na comprovação do crime.

    ResponderExcluir
  70. O trafico de pessoas é praticado, pelo alto lucro da negociação, como mostra na novela
    o trafico de pessoas é efetuado por quadrilhas que levam pessoas para outros paises, oferecendo
    emprego, moradia, e bom salario, assim enganadas caindo em prostituação, trabalho pesado, agressão.
    Governo Brasileiro deveria estabelecer, medidas de prevenção, assim, controlando, a saida e vinda de pessoas ao brasil, informando
    os perigos, e combatendo esse tipo de crime.

    Isabela Ferreira Rosa
    2 A
    numero: 23

    ResponderExcluir
  71. Leonardo Antônio de Souza, nº 22 - 2ºA

    Este é um tema que apesar de ser importante, não deveria estar sendo discutido atualmente, isto é, é difícil de acreditar que estamos em pleno século XXI falando sobre um tema tão antigo. Antigamente no Brasil, no período de colonial, era considerado normal o tráfico de pessoas para o país, na maioria dos casos africanos, porém muito tempo se passou e hoje não é um caso comum, ou pelo menos não deveria ser. Já deveriam ter sido criadas leis que no mínimo exigissem documentos originais dos viajantes, para que quando pessoas entrassem ou saíssem do Brasil, pudessem ser facilmente identificadas. Além da falta de leis, falta à algumas pessoas o senso de que não se pode conseguir algo tão facilmente oferecido por uma pessoa desconhecida, como por exemplo boas condições de vida no exterior. A conscientização por parte do governo, deveria existir rigorosamente por meio de campanhas ou criação de novas leis de saída para o exterior para que estes acontecimentos sejam fatos extremamente isolados dentro do nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  72. Leonardo Antônio de Souza, nº 22 - 2ºA

    Este é um tema que apesar de ser importante, não deveria estar sendo discutido atualmente, isto é, é difícil de acreditar que estamos em pleno século XXI falando sobre um tema tão antigo. Antigamente no Brasil, no período de colonial, era considerado normal o tráfico de pessoas para o país, na maioria dos casos africanos, porém muito tempo se passou e hoje não é um caso comum, ou pelo menos não deveria ser. Já deveriam ter sido criadas leis que no mínimo exigissem documentos originais dos viajantes, para que quando pessoas entrarem ou saírem do Brasil, pudessem ser facilmente identificadas. Além da falta de leis, falta à algumas pessoas o senso de que não se pode conseguir algo tão facilmente oferecido por uma pessoa desconhecida, como por exemplo boas condições de vida no exterior. A conscientização por parte do governo, deveria existir rigorosamente por meio de campanhas ou criação de novas leis de saída para o exterior para que estes acontecimentos sejam fatos extremamente isolados dentro do nosso cotidiano.

    *enviei duas vezes pra garantir (:

    ResponderExcluir
  73. Nome: Arthur G. Rufino
    Nº3
    2ºA

    Esqueleto da redação:
    Ponto de vista: O tráfico de seres humanos é algo extremamente errado e equivocado, pelo fato de ser explorador e para fins lucrativos dos criminosos.
    Argumentos:-As atitudes governamentais são de suma importância para o avanço no combate ao tráfico de pessoas.
    -Infelizmente, a maioria das vítimas, são ou para exploração sexual ou para mão-de-obra escrava.
    -O tráfico de pessoas não é somente um problema nacional, e sim global, tendo numerosos casos em países europeus.
    Problematização: As vítimas não costumam denunciar, muitas vezes pois tem vergonha, outras pra preservar a própria integridade.
    Solução: Uma melhor defesa e garantia dos direitos humanos das pessoas traficadas, oferecendo-lhes uma maior segurança perante aos criminosos, levando-os à denúncia.

    ResponderExcluir
  74. Tráfico, primeiramente, refere-se á toda circulação de mercadorias em geral, partindo disso é possível relacionar ao nível de decadência a que se é conceituado a dignidade humana pelo próprio ser humano. Sendo taxado por alguns como mercadoria qualquer, que remonta uma história antiga e que para muitos, parecia estar muito tempo resolvida. Mas para outros, para vítimas, apresenta-se muito acesa, infelizmente.
    Esse tipo de atrocidade a moral humana em pleno século XXI ainda é muito comum, porque rende muito lucro as máfias do tráfico de pessoas, que busca vítimas mais frágeis como mulheres e crianças, sendo facilmente controladas através do domínio físico.
    Existe muita dificuldade em combater esse esquema devido ao fato de que apesar de antigo, até tão pouco tempo, esse assunto não era discutido, nem por governos e organizações muito menos pelo povo, que assim é desprovido da maior arma do homem,a informação, sendo alvo fácil para falsas propostas. Além do mais as vítimas são submissas, devido a ameaças sofridas,e,inclusive por geralmente estarem em lugares desconhecidos(outras cidades, outros países) tendo a mobilidade e liberdade reduzidas.
    No Brasil,a Polícia Federal, é quem esta no comando de operações de combate ao tráfico atualmente, apesar de relevante trabalho realizado, são demorados, requerem meses e ate anos de investigação, eternidade e riscos para ás vitimas, que são sexualmente exploradas, principalmente, indo pra países como Holanda e Espanha.
    Ariel 2ºA

    ResponderExcluir